Ingredientes

MASSA

1 kg de farinha de trigo
2 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher de margarina
1 colher de sal

RECHEIO

1 kg de peito de frango desfiado SuperFrango
2 cebolas médias
1 xícara de salsinha
Pimenta malagueta
2 dentes de alho
Páprica picante
Azeite

EMPANAR

2 claras
1 litro de água
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 kg de farinha de pão
Sal

Modo de preparo

Não existem registros confiáveis sobre onde ou quem inventou essa revolução da culinária de padaria e dos botecos: a coxinha. Sabemos que essa é uma paixão que nos assola desde crianças e nos acompanha até a velhice – ou quando o médico nos pede para ir devagar com as frituras. Mas cientistas já anunciam novas receitas para coxinhas cada vez mais saudáveis.

MASSA

Ferva em uma panela grande dois litros de água. Você pode usar água nova ou a própria água com a qual cozinhou o frango, dois tabletes de caldo de galinha, margarina e sal.

Quando começar a ferver, junte a farinha de trigo peneirada e mexa sem parar. O ponto ideal é quando a mistura desgruda do fundo da panela.

Abra a massa sobre uma bancada untada de margarina enquanto esfria. Não pare de sovar para que a massa não crie casca. Quando esfriar, cubra com um pano e reserve.

RECHEIO

Frite suavemente em azeite o alho amassado, a pimenta e a cebola picadas até dourar. Junte o frango desfiado e refogue por alguns minutos. Adicione sal e a páprica picante. Após desligar o fogo, junte a salsinha picada, misture e reserve até esfriar.

MONTANDO

Besunte as mãos com um pouco de margarina. Forme bolinhas com a massa de acordo com o tamanho desejado para as coxinhas. Em cada bolinha, pressione o polegar no centro, criando uma cavidade para o recheio. Nunca deixe as paredes externas muito finas. Para fechar, una as duas partes e trabalhe com os dedos para não deixar a “costura” aparecendo.

EMPANANDO

Para misturar as claras com a água, bata tudo com um garfo, junte o sal e a farinha sem parar de bater até que a pasta fique homogênea.

Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha de trigo. Após o terminar de empanar as coxinhas, repita a operação, isso fará com que elas fiquem mais sequinhas e crocantes.

FRITANDO

Seja qual for a panela, frigideira ou tacho no qual vai fritar as coxinhas, é preciso de óleo suficiente para cobri-las. O óleo precisa estar quente, perto dos 200ºC e você precisa ter atenção para que a temperatura do óleo não diminua. Por isso, frite poucas coxinhas de cada vez. Um bom indício para saber se a temperatura está baixa são rachaduras nas coxinhas.

O ponto ideal de fritura é quando a casquinha da coxinha ficar dourada e crocante.